cursos de java

Java é, sem dúvida, uma das linguagens de programação mais populares no mundo. Aliás, muitos de seus usuários preferem classificá-la como uma “plataforma” de programação, pois, desde sua concepção, na década de 1990, diversos servidores e frameworks foram criados para enriquecê-la, tornando-a uma ferramenta de amplo alcance, flexível e em constante renovação.

Apesar de ser aparentemente uma linguagem simples de manusear e fácil de se aprender (se comparada a outras linguagens de programação), a extensão das suas possibilidades e as contínuas atualizações a tornam um objeto de constantes práticas e estudos. Neste sentido, investir em cursos de java para a sua equipe é o melhor caminho para mantê-la por dentro das novas e únicas potencialidades da linguagem que surgem periodicamente.

Por isso, não se engane: cursos de Java não preparam o profissional apenas para operá-la em seu estado presente. Mais do que isso: eles capacitam o programador a acompanhar as renovações da linguagem e explorar com criatividade suas possibilidades, criando novas ou trabalhando com as já existentes. Dessa forma sua equipe estará sempre em forma para produzir com essa ferramenta, não importa qual inovação apareça no cenário ou quais demandas surjam no mercado.

Cursos de java preparam para o dinamismo da linguagem

Vale a pena investir em cursos de java para a sua equipe? Se você deseja que os programadores estejam aptos a acompanhar a evolução de uma linguagem que não cessa de evoluir e que vem revelando sempre novas funcionalidades, exigindo sempre novas habilidades, então a resposta é sim.  

São muitas as características que conferem ao java esse dinamismo e flexibilidade. Além de ser gratuito (o que facilita sua experimentação por indivíduos e empresas) é também um dos poucos que fazem a compilação em bytecode, interpretada pela máquina virtual Java Virtual Machine (JVM), e não em código nativo. Isso torna os aplicativos escritos em Java independentes de sua plataforma, capazes de ser rodados em qualquer sistema operacional e diferentes tipos de computadores que contenham JVM.

Outro fator que prepara o java para as inovações no ambiente tecnológico é sua adaptabilidade. Seu alcance não se limita aos computadores. A linguagem está presente também no mundo dos embedded systems (sistemas embutidos), que resumidamente designa softwares que rodam em automóveis, aparelhos de vídeo, televisores, celulares, automação residencial, entre outros. Assim, as equipes de desenvolvimento que trabalham com java podem pensar e criar aplicativos para todos os dispositivos digitais ou mesmo em plataformas multicanais – uma crescente tendência de mercado.

A linguagem Java também é operacionalizada dentro do paradigma Programação Orientação a Objetos (POO), um padrão que garante a segurança e o reaproveitamento de códigos. Sustentado em princípios de abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo, o POO permite ao programador trabalhar separadamente com objetos e classes de objetos, correlaciona-los com o mundo real e, assim, criar softwares mais intuitivos e fáceis de usar por parte do usuário final.