O Facebook é considerado uma das redes sociais mais populares no Brasil. Já chegou a registrar 1 bilhão de usuários por dia, de quase todas as partes do mundo. Mas se engana quem pensa que ele é feito apenas de memes, compartilhamento de notícias ou para manter contato com amigos e familiares. A plataforma também é um ótimo meio para compartilhar e obter conhecimento, especialmente na área de tecnologia, seja por meio das milhares de páginas ou pelos grupos de TI.

Por que você já deveria acompanhar grupos de TI?

Os grupos do Facebook oferecem diversas possibilidades, como: discutir sobre determinado tema, promover a comunicação interna entre funcionários de uma empresa, fazer observação de um público-alvo, pesquisas, entre outros. Mas certamente um dos benefícios para pessoas que atuam ou querem atuar com diversas linguagens de programação, é que os grupos possibilitam compartilhar informações que muitas vezes ainda não chegaram ao Brasil.

Quem trabalha na área sabe que boa parte dos materiais disponíveis hoje para programação estão em inglês e às vezes demasiadamente técnicos, o que dificulta o entendimento. Para  ajudá-lo a encontrar grupos interessantes e úteis, selecionamos 5 grupos de TI que você não pode deixar de seguir  caso queira se aprofundar no mundo da programação!

1 – Eu quero aprender (Programação)(PHP,JAVA,C#,JS,HTML5) (duvidas)

Grupo aberto com cerca de 600 membros, que promove a troca de informações sobre linguagens de programação, especialmente Java Script e PHP. Os usuários são bem ativos e costumam compartilhar dicas de capacitações, além de colaboração para tirar dúvidas de programadores iniciantes ou que já experientes.

2 – Grupo de Estudos Java & Programação em Geral

O Grupo de Estudos tem foco em assuntos relacionados à plataforma Java, mas também abre espaço para outras linguagens de programação, além de divulgar cursos e eventos da área. A comunidade com quase 2.500 pessoas cadastradas.

3 – Python Brasil – Programadores

Focado na linguagem de programação Python o grupo tem o objetivo de ajudar iniciantes no mundo da programação. Segundo a própria descrição do grupo, o espaço funciona como um repositório para de conhecimento e discussões específicas sobre Python. Conta com mais de 17.500 membros e é aberto para demais interessados.

4 – C++ Linguagem de Programação

Se você está interessado em C++, esse grupo reúne cerca de 4.700 membros, que diariamente compartilham experiências, oportunidades de trabalho, sites, blogs e novidades sobre essa linguagem de programação. Qualquer pessoa pode participar, independente do nível de conhecimento!

5 – Programação JAVA/PHP/C#

Humor, vagas de trabalho, cursos e novidades podem ser encontradas no grupo, com mais de 17.000 membros. As discussões giram em torno das linguagens Java, PHP e C# e é aberto para quem quiser participar!

Você acompanha algum grupo de TI interessante no Facebook ou em outras redes sociais? Tem sugestões legais? Compartilhe conosco!