Em meados de 2000 e com o avanço do mercado e buscando soluções para substituir custos convencionais de telefonia fixa, o Asterisk surge como uma solução para empresas através da instalação de um servidor PBX integrado a uma central telefônica ou como a própria central, combinando baixo custo para implantação e facilidade de uso e até hoje em 2017 seu uso continua crescendo.

O Asterisk se apresenta hoje como a solução em telefonia gratuita mais utilizada no mundo por empresas. Por ser uma tecnologia Open Source, que permite o licenciamento livre por meio do código aberto, redistribuição universal e possibilidade para que qualquer um consulte, examine e modifique um sistema – o Asterisk é capaz de atender diferentes cenários de uso e muitas possibilidades de integração a sistemas computacionais, para quem pretende investir em uma central de telefônica digital é uma excelente alternativa a migração para a telefonia IP através do Asterisk, telefonia em nuvem também pode ser empregada.

Quais as vantagens de ter um sistema Asterisk na minha empresa?

O Asterisk foi originalmente desenvolvido para Linux, mas, com sua aceleração crescente no mercado de tecnologia, foi aprimorado e atualmente pode ser instalado e executado por sistemas operacionais diversos, como NetBSD, Mac OS X e até Windows(apenas para testes) entre outros.

Por ser um software, ele permite executar todas as funções competentes a uma central telefônica convencional, utilizando as principais tecnologias do mercado e estabelecendo uma chamada entre qualquer meio analogico ou digital. Com o Asterisk sua empresa consegue gerenciar e controlar as ligações, utilizar robôs e recados de voz, gravar conversas e possibilita a utilização de múltiplos provedores, uso de voz e instant messenger integrados em uma só ferramenta.

 

Além disso, a tecnologia Asterisk permite o monitoramento do áudio entre a origem e o destino da chamada, apresentando todas as funcionalidades das centrais convencionais –  como URAs, conferência, correio de voz, distribuição automática de chamada, atendimento programado, roteamento e firewall, servidores, segurança e controle das ligações – e permitindo a implantação de novas funcionalidades ao sistema pela interface.

Quando optar pelo Asterisk?

Por ser um software de PBX completo, o Asterisk faz voz sobre o IP em diferentes protocolos e se integra aos padrões de telefonia utilizando hardwares de baixo custo e uma interface web para configuração também pode ser instalada. O Asterisk está no mercado para facilitar e ampliar as possibilidades de telefonia dentro das empresas, dando mais autonomia para o cliente, criar um ramal por exemplo, torna-se uma tarefa simples de ser executada..

Para Felipe R. Pasa, analista de telecom dCap, o Asterisk facilitou a comunicação, barateou o custo e ampliou os serviços oferecidos por empresas convencionais.

“Imagine que sua empresa pode se comunicar em qualquer lugar do mundo a custo zero. Uma vez que há domínio das funcionalidades do sistema, não há limitações para configurações, rompendo as necessidades de especialista com essa única finalidade dentro da sua empresa”, complementa Pasa.

Treinamento e instalação

Após conhecer mais sobre a tecnologia proposta pelo Asterisk e optar por tê-lo na sua empresa, é necessário um conhecimento técnico sobre a instalação do código e suas funcionalidades. Um bom profissional de TI poderá auxiliar na implantação e funcionamento desse sistema.

A V. Office Redes e Telecomunicações desenvolve projetos inovadores e apoia o cliente na sua implantação há mais de 20 anos. Além disso, oferece treinamento com profissionais qualificados para orientar sua equipe na instalação e usabilidade das inúmeras possibilidades de aplicação do Asterisk na sua empresa.